CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Consulta Pré Natal


Hoje foi dia de consulta no postinho. Como das outras vezes o médico não me deu muita atenção. Olhou a ultra que o médico particular tinha feito e disse o que eu já sabia; que estava tudo bem.
Ele escutou o coraçãozinho da bebê e mediu a barriga. Mas não me disse com quantos centímetros estava.
Passou um calmante fitoterápico pra aliviar o estresse que eu disse estar passando e me deu um dia de atestado. Isso porque eu pedi,já que não estava me sentindo psicologicamente bem pra poder trabalhar hoje.
Ele não passou a ultra morfológica que eu sei que é bom fazer até 24 semanas. E eu também esqueci de pedir. Resumindo vou ver se a clínica deixa eu fazer sem o pedido.
Graças a Deus essa foi a minha ultima consulta com ele. Não quero mais de jeito nenhum!
Eu engordei 1,2kg nas 3 ultimas semanas,sinal que o suplemento com o Materna foi bom. Porque se dependesse de mim para ganhar peso sozinha, a Laís teria problemas pois estou me alimentando pessimamente.
A correria,a falta de tempo o cansaço e o estresse dos últimos dias me atrapalhou muito. Além disso eu estou com aversão às carnes e sem vontade nenhuma de comer a minha própria comida. Então já viu; como não tem ninguém para fazer para mim,acabo não comendo. Aí comida de sal, é só no jantar ,no trabalho. Eu preciso me policiar muito em relação a isso.


P.S:  Acompanhe a minha segunda gestação visitando os arquivos do blog em 2011.



terça-feira, 24 de junho de 2008

21 Semanas de Gestação

6º mês lunar -
21ª semana

O bebê:

Está medindo cerca de 20cm e pesando 350g.
O cabelo do bebê fica mais denso e ele pode soluçar de forma que a mamãe perceba. O sistema digestivo está em grande funcionamento. O bebê engole o líquido amniótico, seu organismo absorve a água e as substâncias sólidas são mandadas para o intestino grosso. O coração cresce muito nessa fase e os batimentos cardíacos tornam-se mais fortes. As pernas estão atingindo sua proporção relativa ao corpo. Os braços e pernas movem-se com mais força, enquanto os músculos se tornam mais fortes. O esqueleto torna-se mais endurecido. A força das mãos acentua-se.

A Mamãe:
Com o bebê cada dia maior, o corpo da mamãe poderá inchar, principalmente ao fim do dia. Para melhorar a circulação, beba muita água e descanse com as pernas elevadas. Seja cuidadosa na sua alimentação.
Manchas por causa do aumento do hormônio estrogênio, pode surgir na pele do rosto da gestante depois de exposta ao sol manchas marrom, principalmente ao redor dos olhos e nariz, chamada de melasmo.
Todo cuidado é pouco nessa fase. Cuidados ao se expor ao sol devem ser tomados como o uso de protetor solar, chapéus e óculos de sol.
Provavelmente as manchas desaparecerão após o nascimento do bebê.


*Essa semana foi tranquila em relação a minha filhotinha. O que tenho percebido é que ela mexe mais forte a cada dia. Em relação a minha alimentação, está cada dia mais difícil. A aversão por carne é quase total e comida, arroz,feijão...É por obrigação mesmo. Agora, vontade de comer pão... se deixar só como isso o dia inteiro...
Ah, e tal da linha nigra... Coisa mais feia... Se instalou de cima até em baixo e ao redor do umbigo.


P.S : Olá!!!! Depois do nascimento da Laís continuei atualizando o blog. Então você que está acompanhando as semanas da sua gestação não deixe de ler os posts sobre outros assuntos que com certeza irá utilizar quando for mamãe... Dê uma olhada no arquivo do blog. Beijos e não esqueça de fazer seu comentário!!!

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Li esse texto em um blog e copiei porque achei ele lindo..

Agora eu sou dois
Meu corpo muda tanto que meus órgãos parecem querer ir embora. A fome vem com jeito de enjôo. A felicidade vem com vontade de ficar quieta. Shiii. Silêncio.

Eu, imóvel tentando ouvir você crescer em mim. Eu, com medo, tentando sentir que está tudo bem. Tentando pensar que sou um bom ninho. Ou casulo. Ou casa. E você sugando as minhas forças, meu humor, meu sentido de realidade para fazer crescer a pele que vamos acariciar, a boca que vamos alimentar, os olhos que vão ver o mundo de um jeito que vamos ter que ensinar. Penso em Deus.

Penso em Deus porque não poderia acreditar que posso fazer isso sozinha. Seria poder demais, responsabilidade demais, força demais para um ser humano.

Ser humana. Me sinto mais mulher do que nunca. Não super mulher, não confundam. Me sinto mulher inteira e de verdade, mas pequenininha diante de tudo que vai acontecer. De tudo que vai mudar. Das coisas que não vou se capaz de mudar. Um coração batendo dentro de mim e não é o meu.Choro e entendo.

Entendo que os homens não poderiam gerar uma vida porque se sentiriam magnânimos, capazes de tudo. Enquanto eu mal me sinto capaz de levantar da cama, de comer os legumes que te fazem bem, de não comer o chocolate que te faz mal.

Mal me sinto capaz de escrever porque sei que não vou encontrar as palavras certas. Não vou organizá-las na ordem correta. Não vou fazer quem lê estas linhas entender tudo o que eu sinto. Um turbilhão em câmera lenta dentro do meu coração, como se o furacão tivesse a noção de que na velocidade normal te acordaria, te incomodaria, te assustaria. Shiii. Silêncio.

Agora eu sou dois e cada passo, cada pensamento, cada alimento interferem em você. Quero ser só amor, mas sou humana e volto a pensar em Deus. Também penso em nós dois. Agora você, meu amor. Que me amava desde que eu era só um. Que me amou tanto que me fez dois. Que me ama muito agora, meio feliz, meio desconfiado, meio com medo de quando seremos três. Na verdade quatro, com o cão de pernas curtas que nos fez sentir uma família pela primeira vez .

Seremos quatro, nunca tão felizes como um comercial de Margarina. Aquela felicidade falsa, insossa, pasteurizada. Teremos a nossa felicidade inconstante, recheada de incertezas. Se tivéssemos certeza, não seria preciso acreditar. E enquanto acreditamos na mesma coisa – nós dois, nós três, nós quatro – mesmo nos dias tristes, eu vou saber que sou feliz. Shiii. Silêncio.
Agora eu sou dois.

Em breve seremos três. Tenho medo de nunca mais ser só eu. Mas tenho mais medo ainda de ser qualquer coisa menos do que nós, juntos.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

20 Semanas de Gestação...


20 Semanas

Bebê:Estamos na metade do caminho da gestação e o bebê dorme e acorda como um recém-nascido. Os cabelos do couro cabeludo começam a se formar. A presença dos pelos temporários, denominados de "lanugo", aparecem na cabeça. O lanugo cai na segunda semana após o nascimento, permitindo o crescimento dos finos pelos do couro cabeludo. As sobrancelhas começam a se formar. O vérnix (que consiste de pele morta, células do lanugo e óleo das glândulas sebáceas) está agora completamente formado e visível, cobrindo a pele.
O bebê está começando a experimentar o mundo em torno dele, mesmo sendo tão limitado. Seu cérebro tem trabalhado em hora extra para desenvolver os centros nervosos dedicados aos sentidos. Ele está mais interativo em relação às mudanças no mundo em torno dele: sua atividade, sons no ambiente, e mesmo o gosto do líquido amniótico.

A Mamãe:
O útero está no nível do umbigo,que está estufando mais a cada dia. Também apareceu a linha escura ("linha nigra") , que eu particulamente acho horrível; enfeia a barrigona da gente! Mas pelo que sei, ela some depois do parto. Os movimentos do bebê são mais perceptíveis e mais fortes agora.
*A Laís dorme bastante de dia e de noite enquanto eu trabalho fica pulando dentro de mim. Quando eu chego em casa,depois do banho e deitada pronta para dormir,ela mostra pra mim que está bem acordada,e só para quando eu começo a pegar no sono!!!
Eu ando meio sem apetite, e pelo visto não engordei nada. Vou ver se passo pela nutricionista de novo mês que vem. Ando cansada porque tenho dormido muito pouco. A vontade de fazer xixi atrapalha pra caramba. Teve um dia desses que eu acordei 3 vezes para ir ao banheiro.

Outro sintoma desagradável é a falta de atenção. Eu estou meio sem concentração para fazer as coisas. Também estou muito carente... Sei lá as vezes acho que se pudesse pediria colo... Igual uma criancinha mesmo...


P.S : Olá!!!! Depois do nascimento da Laís continuei atualizando o blog. Então você que está acompanhando as semanas da sua gestação não deixe de ler os posts sobre outros assuntos que com certeza irá utilizar quando for mamãe... Dê uma olhada no arquivo do blog. Beijos e não esqueça de fazer seu comentário!!!

Leia também;

Com 20 semanas de gestação seu bebê já pode reconhecer sua voz...


quarta-feira, 11 de junho de 2008

Cólicas,cólicas,cólicas. Não sei se foi de fazer esforço, se é normal. Só sei que estou ficando preocupada. A Laís está mexendo bastante e espero que ela esteja bem. Estou tomando o Dactil OB. Mas logo que o efeito passa as dores voltam. Eu tô quietinha ontem e hoje,mas se amanhã não melhorar vou ir ao médico.

terça-feira, 10 de junho de 2008

19 Semanas de gestação

5 Mês Lunar

19 Semanas

O Bebê:
Nessa fase de gravidez, os sistemas circulatório, digestivo e urinário funcionam integralmente. O bebê muda de posição e responde a estímulos externos como luz e som.
Os dentes começam a se desenvolver.

Esse é um período de intenso crescimento. Mede cerca de 20 cm dos pés à cabeça e pesa cerca de 300-320 gramas. Juntamente com o lanugo, forma-se o "vérnix caseoso" na pele de seu bebê. O vérnix é uma substância parecida com "requeijão cremoso" que protege a pele do feto - imagine como iria ficar a sua pele se você passasse nove meses dentro d'água! O feto tem períodos de sono e alerta intermitentes. Dorme mais ou menos por uma hora e acorda mais ou menos por uma hora. Ele também pode ter uma posição favorita para dormir. Os ovários do feto feminino já contêm os oócitos primários, ou seja, todos os óvulos que a mulher terá durante toda a sua vida. O útero do feto feminino está também completamente formado. Um tipo de gordura marrom (coloração dada pelo crescimento capilar) cobre o pescoço, tórax e virilhas.
A placenta continua a crescer e a nutrir o bebê. Ela está completamente formada e cresce em diâmetro, embora não aumente em espessura



P.S : Olá!!!! Depois do nascimento da Laís continuei atualizando o blog. Então você que está acompanhando as semanas da sua gestação não deixe de ler os posts sobre outros assuntos que com certeza irá utilizar quando for mamãe... Dê uma olhada no arquivo do blog. Beijos e não esqueça de fazer seu comentário!!!

Leia também:

Com 20 semanas de gestação o bebê já reconhece a voz da mamãe..



segunda-feira, 9 de junho de 2008

Dias de muito cansaço...

Essa semana foi bem agitada. Muito trabalho e muito cansaço também. Perguntei ao meu gerente se assim que vencer minhas férias (29 de agosto) se podereia pedi-la, pois acho que seria muito sacrifício para mim e pra minha filhota. Assim, pararia de trabalhar por volta de 7 meses e meio.

Passo muitas horas em pé e andando de um lado para o outro, respiro fumaça de cigarro o tempo todo,coisa que vem me preocupando muito, pois sei que isso não é nada bom para minha bebezinha. Tem também o barulho que as vezes me estressa e trabalhar a noite é muito cansativo. Eu chego em casa exausta. E a Laís mexe o tempo todo. Acho que ela não gosta de tanta agitação!
Pedindo as férias, além de descansar e ficar mais tranquila, poderia terminar de arrumar o enxoval e também a minha casa, que se Deus quiser,vai estar prontinha até lá.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

18 Semanas de Gestação... A placenta subiu!!!

5 mês Lunar
18 semanas...


O Bebê:
Estou com 220 gramas segundo a ultra que fizemos. (um "Hamburgão") e tenho feições humanas completas; meço cerca de 19 cm de comprimento. As pontas dos meus dedos estão mais recheadas, os olhos estão mirando para frente (antes eles estavam na parte lateral da face).. Meus "soluços", são para o desenvolvimento do diafragma (um músculo importante para a respiração); portanto mamãe,não se preocupe com esses movimentos súbitos e repetitivos.
Também escuto os seus batimentos cardíacos e os barulhos que o sangue faz ao correr pelo cordão umbilical e um pouco mais para frente escutarei tudo o que a minha mamãe falar.


A Mamãe:
Minha barriga coça muito. Então estou hidratando com oléo de amêndoas e o creme hidratante Nivea Q10. Mas como minha rotina é complicada vivo esquecendo de passar. Pela coceira e do jeito que ela está crescendo estou com medo de ficar cheia de estrias.
O meu útero está emburrando o meu umbigo para fora. O meu jeito de andar também já está mudando. Parece que estou mais lenta e a barriga faz com que eu me curve para frente. É muito estranho!
Depois que fiz a ultra e descobri que a minha placenta tinha subido e que está no lugar certo,fiquei mais tranquila. estou bem disposta e meu peso está em 50 kg. Agora minha preocupação é com o enxoval da minha filhota. Estou amando estar gravida de uma menininha!!! Dá vontade de sair comprando tudo. as coisinhas de menina são muito fofas!!!



P.S : Olá!!!! Depois do nascimento da Laís continuei atualizando o blog. Então você que está acompanhando as semanas da sua gestação não deixe de ler os posts sobre outros assuntos que com certeza irá utilizar quando for mamãe... Dê uma olhada no arquivo do blog. Beijos e não esqueça de fazer seu comentário!!!

segunda-feira, 2 de junho de 2008



Para acabar com a expectativa e os palpites, enfim chegou o dia da ultra... E foi a primeira coisa que o médico viu... Estava lá de perninhas abertas... Uma MENININHA!!!! É a Laís que vem para encher a mamãe de felicidade!!!...

Os efeitos da Raquianestesia no parto da Laís (Relato do Parto- Novembro de 2008)

No dia 13 de Novembro de 2008, nasceu a minha pequena Laís. Do dia do parto ficou a lembrança da primeira vez que vi aquele rostinho.. das bochechas rosadinhas!... E o terrível pós operatório de uma cesária. Minha filha veio ao mundo com pós datismo, de 41 semanas e 2 dias, depois de uma indução de parto de 6 horas com ocitocina, sem evolução. Ao nascer teve que ser aspirada e teve uma nota (apgar) 3, nos primeiro minutos de vida. Ou seja, entrou em sofrimento fetal, por ter respirado liquido aminiótico. Mas, graças a Deus, logo veio para meus braços, um pouco sufocadinha, mas bem. Eu, logo após a cirurgia, fiquei prostrada, de tanta dor de cabeça que sentia. Parecia que aquela porcaria da tal anestesia "raqui" tinhas subido para meu cérebro!. Passei muito mal. Na mesa,enquanto o médico fazia o parto, eu debatia meus braços incontrolavelmente, além de sentir um pouco de falta de ar. E fiquei tremendo até a anestesia passar, tremia igual vara verde! Eu fiquei tão mal que não consegui amamentar a Laís no primeiro dia.Eu sei que apaguei. E só me lembro de sentir muita dor. No segundo dia de internação eu e minha bebê fomos examinadas. Parecia estar todo bem, embora eu ainda sentisse dor de cabeça, tivemos alta. Já em casa, de noite ao dormi,senti algo queimando na minhas costas e subindo até o pescoço, não dei importância e peguei no sono. Foi aí que começaram uma série de pesadelos e vertigens assombrosos. Eu via pessoas de minha família como se fossem minhocas,outra hora rodava numa corda e era atirada contra paredes num lugar estranho cheio de montanhas. Via seres bisarros que me faziam previsões sinistras (como dizer que eu não poderia ficar com minha bebê). E quando tentava acordar via como se o teto estivesse descendo sobre mim. e via insetos voando pelo quarto. Enfim... Chorava muito e confeço que fiquei com medo de ter problemas por causa do efeitos colaterais da Raqui em meu organismo. Fiquei com medo de ficar louca. Ouvia choro de bebê toda vez que ia tomar banho, e ficava apavorada. Perguntava ao meu marido se a Laís estava chorando e não havia choro algum, era todo coisa da minha mente. E aquela dor de cabeça infernal que nenhum remédio passava... Orava muito e pedia a Deus que não acontecesse nada de ruim comigo, e em 3 dias fui melhorando. Os pesadelos acabaram. E a Dor já não era tanta. Não bastasse isso também tive problemas para amamentar minha filha, eu não sabia como fazer direito, agente não se entendia e ela chorava de fome tadinha... E o meu leite empedrava a toa. E com isso vinha a febre. Foi um sufoco meus primeiros dias como mãe... Mas é um sentimento, um instinto tão forte, que nenhum desses problemas que tive me afastaram da minha filha. Eu com febre, com dor, tendo alucinações e mesmo assim o amor era tão forte que não deixava a mente ser mais forte que eu. E assim os dias foram passando e tudo foi se ajeitando. Apesar de tudo de ruim que passei, a alegria de ser mãe, de saber que aquele pedacinho de gente saiu de dentro de mim, de saber que a minha filha naquele momento olhava para mim e parecia me dizer; mamãe, nesse momento eu só preciso de seu carinho e de seu cuidado!... Isso e somente isso me importavam. Agora eu sou mãe!!!!













SOBRE A ANESTESIA USADA NO MEU PARTO: A RAQUIANESTESIA Denomina-se raquianestesia ( bloqueio subaracnóideo ) a anestesia que resulta da deposição de um anestésico local dentro do espaço subaracnoídeo. Ocorre bloqueio nervoso reversível das raízes anteriores e posteriores, dos gânglios das raízes posteriores e de partes da medula, advindo perda da atividade autônoma, sensitiva e motora. São indicadas para cirurgias de abdômen e extremidades inferiores, inclusive para cirurgias obstétricas ( parto vaginal e cesariana ). Como a medicação é depositada dentro do Líquor, é necessária apenas uma pequena quantidade de anestésico local para produzir anestesia altamente eficiente. Trata-se de uma importante vantagem da raquianestesia sobre a peridural, pois trabalha-se com um risco de intoxicação por anestésicos locais muito próximo de zero. A desvantagem mais conhecida da raquianestesia é a cefaléia pós-punção (nome técnico para a dor de cabeça que pode aparecer quando perfuramos a dura-máter). A explicação mais aceita para esta condição é relacionada com o "furinho" que fica por alguns dias na dura máter e provocaria perda de líquor do espaço subaracnoídeo, causando a dor de cabeça. Com a introdução de agulhas mais finas, descartáveis e menos traumáticas, esta técnica novamente ganhou grande impulso. Porquê a incidência de cefaléia diminuiu tanto com este novo material ??? A resposta é simples: agulhas melhores fazem "furinhos" menores nas meninges, ocasionando menor escape de líquor e menor probablidade de cefaléia. A simplicidade de realização, o excelente controle do nível de anestesia que proporciona, a excelente qualidade do bloqueio sensitivo e motor, o baixo custo e a segurança do procedimento explicam por que esta é uma das técnicas anestésicas prediletas do anestesiologista brasileiro.