CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Consulta pré-natal...


Tinha acabado de fazer um plano de saúde,quando descobri que estava grávida. Como a carência para o parto é de 10 mêses e para fazer uma simples ultra teria que esperar 60 dias, decidi que iria cancelar o plano. Então faria as consultas pelo SUS, e os exames e ultras eu faria particular.
Mas não dei sorte com o médico do posto de saúde. Ele é seco, não conversa e não explica nada. só fala alguma coisa se eu pergunto. Ninguém merece!!!
Na consulta onde ele me disse sobre a placenta baixa,ele disse que se eu tivesse um pequeno sangramento era para fazer repouso e se tivesse sangrando muito era para correr para o pronto-socorro. Fiquei assustada com isso.
Ontem não fui trabalhar pq estava com uma pressão embaixo da barriga,e umas fisgadas na vagina e estava muito úmida acho que estava saindo um pouco de liquido. Faltei ao serviço por causa disso. Então expliquei para ele e ele disse que era NORMAL.
Mas como vou ficar tranquila se não faço uma ultra desde a as 12 semanas e se estivesse acontecendo alguma coisa errada como ele saberia se nem me examinou direito?!
A única coisa que ele fez foi ouvir o coraçãozinho do bebê,que graças a Deus estava batendo e muito...
Também me perguntou como era o bico dos meus seios se eram para dentro ou para fora?!... Achei um absurdo! Por que ele não olhou?!... Acho que ele poderia ter me examinado direito! Afinal ele ganha para isso.
Quando engravidei estava pesando segundo a balança (taquelas bem antigas) do posto, 48.7 kg. Estava com 7 semanas. Com 12, estava tambem com 48.7kg. Hj com 17 semanas estou com "48.6kg"... Eu não estou comendo muito... Mas nesses 4 meses não engordei uma grama se quer, e ao envez disso emagreci 100g!... Agora também estou preocupada com isso. E o médico falou assim: _ "Vc emagreceu né...! " Mas pensam que ele passou um suplemento ou mandou eu me alimentar melhor?!... Não falou nada!
Eu estou indignada. Existem cada tipo de profissional que se diz médico que pelo amor de Deus!
Eu vou ver se consigo outro lugar para fazer minhas consultas pelo SUS. Mas por conta própria vou a um médico particular na segunda-feira e vou fazer uma ultra com ele, já está marcado.
Tambem comprei um suplemento que a marinutri lá do E-famylinet (que é nutricionista) me indicou, o Materna, e já comecei a tomar.
Enfim, vou esperar pela segunda-feira para saber se está tudo bem comigo e com meu filhote. Espero que esteja tudo bem.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

17 semanas de gestação!!!


Estou com 17 semanas!!!! A barriguinha está crescendo a cada dia e ja tive que trocar a calça do meu uniforme de trabalho por uma mais larga! Os enjôos sumiram totalmente,a fome desvairada acalmou. as idas ao banheiro para urinar é a toda hora,e as vezes nem tem muita xixi,mas é como se estivesse com a bexiga cheia. Tenho sentido bastante dores de cabeça. Tem dias que acordo de mal humor e me sinto nervosa. Mas se ninguém me estressa fica tudo bem...No outro dia acordo bem disposta e calma.... Ah, esses hormônios!...
No trabalho agora ando menos,embora continuo minhas 8 hs em pé para lá e pra cá. Não tem outro jeito... Vem as cólicas e só mesmo tomando o Buscopan.
No dia 29 tenho consulta, e estou anciosa para o médico me pedir a ultra. Quero saber como está a minha placenta (vamos ver se ela está subindo) e também quero ver se está tudo bem com meu filhote...



P.S : Olá!!!! Depois do nascimento da Laís continuei atualizando o blog. Então você que está acompanhando as semanas da sua gestação não deixe de ler os posts sobre outros assuntos que com certeza irá utilizar quando for mamãe... Dê uma olhada no arquivo do blog. Beijos e não esqueça de fazer seu comentário!!!




17 semanas...

5 mês lunar
17 semanas


O Bebê:
Esse é um período de rápido crescimento, quando começa a deposição de gordura sob a pele do bebê. O feto e a placenta possuem o mesmo tamanho agora. O minúsculo coração está bombeando cerca de 21 litros de sangue por dia! Os reflexos estão funcionantes e o bebê já é capaz de sugar, deglutir e piscar; mede cerca de 17 cm de comprimento e pesa cerca de 200 gramas.
A Mamãe:
Seu útero está cerca de 4 cm abaixo da cicatriz umbilical. O bebê começa um estirão de crescimento e ganho de peso e você também entra numa fase de maior ganho de "gordurinhas". A média de ganho de peso até agora é cerca de 2,5 a 5 quilos. Você já sentiu alguma agitação dentro do seu útero? Você já pode estar sentindo o bebê mexer, apesar de ser mais comum, sentir os movimentos lá pela 22ª semana, principalmente se você é mamãe pela primeira vez.

O Papai:
Você ainda não é capaz de perceber os movimentos do bebê que a mãe refere. Ela pode ficar ansiosa para que você os sinta e pode pedir que você coloque a mão sobre o ventre para curtir esses movimentos junto com ela. É só você colocar a mão e o bebê pára de mexer - não se preocupe; o bebê nada tem contra você. Na verdade ele gosta de brincar desde cedo! Seja persistente e em poucos dias você estará participando desta brincadeira, inclusive sentindo o bebê chutar as suas costas ou a sua barriga durante a noite; é lógico, depende da posição em que você está junto com a mamãe..

terça-feira, 20 de maio de 2008

16 semanas de gestação!!!



4º mês lunar
16ª semana
Minha Gravidez Semana a Semana

Nesta semana o comprimento do bebê deve variar entre 108 e 116mm e o peso é de 80g.
As pernas estão mais longas que os braços. O bebê já faz algumas expressões faciais como franzir a sobrancelha e caretas. Que bonitinho!
Ainda é difícil sentir os movimentos do bebê. Agora que está completamente formado, as preocupações ficam para o crescimento e desenvolvimento.
Os seios estão mais sensíveis e o útero pode ser sentido abaixo do umbigo.
Nessa fase, os médicos podem pedir alguns exames de nomes estranhos como alfa-fetoproteína, que serve para indicar problemas como anencefalia e espinha bífida, e a amniocentese, feito com a coleta do líquido amniótico para verificar a existência de algumas doenças genéticas, a maturidade pulmonar, a idade e o sexo do bebê.
Cuidados com os seios: Com os seios sensíveis e doloridos, às vezes até com amortecimento da aréola e veias proeminentes, o uso de sutiãs confortáveis e firmes são indicados.
Não precisa preparar os mamilos para a amamentação como se imagina. Quando o bebê nascer você receberá orientações de como amamentar seu bebê. Se preocupe em obter informações sobre posicionamento e a importância de se amamentar. A dor na hora de amentar, que algumas mães reclamam, está relacionada a maneira errada como a boca do bebê se posiciona no seio da mãe.




P.S : Olá!!!! Depois do nascimento da Laís continuei atualizando o blog. Então você que está acompanhando as semanas da sua gestação não deixe de ler os posts sobre outros assuntos que com certeza irá utilizar quando for mamãe... Dê uma olhada no arquivo do blog. Beijos e não esqueça de fazer seu comentário!!!

Recomenndo esta postagem:
Especial para as grávidas... Tabelas,calendáriso da gsetação, testes.decoração..

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Senti meu bebê mexendo...




Agora me sinto totalmente grávida!!!
Ontem a noite estava quase dormindo quando, de
repente, senti uma coisa diferente ...
Era meu filhote se mexendo!!! Tenho certeza que era ele...
Era como se estivesse deslizando algo em mim, tipo um
carinho, era suave,mas dava para sentir direitinho...
Eu estava deitada do lado esquerdo como me ensinaram que é melhor para
descansar. Fiquei sentindo ele por uns cinco minutos,mas aí virei de lado e
então parou.
Foi muito bom! Agora fico imaginando quando ele me der seu primeiro chute...

sábado, 10 de maio de 2008

Descanso da futura mamãe...


Foi bem merecido o descanso (mesmo que forçado). Os 15 dias de atestado médico,para repouso por causa da placenta baixa, foram importante para que eu ficassse um pouco mais tranquila. Graças a Deus não tive mais sangramento, apesar de ter levado um susto,quando perdi um pouco de liquido (foi horrível ver aquela aguinha escorrendo). Mas parece que não foi nada sério. Depois disso não aconteceu mais.

As cólicas só aparecem se fico muito tempo em pé. Mas como agora tenho que voltar ao trabalho, minhas preocupações com certeza voltarão. Mas, será necessário para ver se terei complicações.

Confesso que estou com medo de voltar a trabalhar. Mas vou tentar não fazer muito esforço (apesar de ser quase impossível). Espero que nada de mal aconteça.

Minha próxima consulta pré natal é só no dia 29,quando então o médico pedirá nova ultra para ver a evolução da placenta e ver também como está meu bebê.

sábado, 3 de maio de 2008

Bebê Comilão!!! ( ou será a mamãe...)



Coisa de grávida com 13 semanas: Comer...Comer...Comer... É impressionante como estou comendo!
A fome, "fomer" mesmo, aparece quase q de 2 em 2 horas. Só que é assim; dá vontade de comer,só que não posso comer muito se não fico enjoada.
Se não como me dá tonturas. Quando acordo,só dá para enrolar na cama por no máximo meia hora. Tenho logo que levantar e tomar o café da manha. Duro é inventar coisas para biliscar o dia inteiro!...
Pra onde vai essa comida toda?!!
Se continuar assim vou virar uma baleia...

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Coisas de Grávida...








Antes de engravidar,eu achava q era lindo... Quando via uma mulher com barrigão..As pessoas tratam a grávida diferentemente... Pensava; nossa elas devem se sentir o máximo...
Aiii... Ledo engano... Não q estar gravida seja uma tortura mas...
Coisas de grávida:

Primeiro: As pessoas acham q agente tem é frescura.
2-No ínicio sente muita fome,mas depois põe tudo para fora... E só de pensar naquele bifão com batata fritas se arrepia toda...
3-O cheiro daquele cafezinho... Daquela comidinha gostosa... Do cheirinho do perfume do marido..Nossa que horror!!! Saia de perto com esse cheiro!! Tem até q tampar o nariz!!!
4-Quem reclamava de insônia antes... Agora reclama de excesso de sono....
5-Aquela preguicinha gostosa... Agora virou desleixo mesmo...
6-Ah.. E as tonturas.. Não,não é a Terra q está girando...
7-Quando os enjôos dão uma trégua e a fome de novo aumenta, agente se lembra daquela calça jeans maravilhosa... Que não cabe mais!.... Mas ao mesmo tempo sabe q precisa comer para alimentar o bebezinho q estamos gerando... E pensa se ainda não é pouco a comelança...
8-Aii as dores de cabeça...Mas não pode ficar tomando rémedio...
9-As idas ao banheiro... Agente acaba conhecendo vários... Por onde quer que a gente ande..
10-Noite inteira de sono... Isso naõ nos pertence mais!!! Banheiro,banheiro,banheiro!... E dê graças a Deus quando conseguir fazer o número 2!
11-Lembrar das saídas regadas a chopp!!! E lembrar das noitadas de pura luxúria com o maridão...
12-Aliás quando foi a última noite de prazer mesmo?...

São tantas as coisas de gravida q merecem mais um outro post...
Com certeza irão surgir...

Os efeitos da Raquianestesia no parto da Laís (Relato do Parto- Novembro de 2008)

No dia 13 de Novembro de 2008, nasceu a minha pequena Laís. Do dia do parto ficou a lembrança da primeira vez que vi aquele rostinho.. das bochechas rosadinhas!... E o terrível pós operatório de uma cesária. Minha filha veio ao mundo com pós datismo, de 41 semanas e 2 dias, depois de uma indução de parto de 6 horas com ocitocina, sem evolução. Ao nascer teve que ser aspirada e teve uma nota (apgar) 3, nos primeiro minutos de vida. Ou seja, entrou em sofrimento fetal, por ter respirado liquido aminiótico. Mas, graças a Deus, logo veio para meus braços, um pouco sufocadinha, mas bem. Eu, logo após a cirurgia, fiquei prostrada, de tanta dor de cabeça que sentia. Parecia que aquela porcaria da tal anestesia "raqui" tinhas subido para meu cérebro!. Passei muito mal. Na mesa,enquanto o médico fazia o parto, eu debatia meus braços incontrolavelmente, além de sentir um pouco de falta de ar. E fiquei tremendo até a anestesia passar, tremia igual vara verde! Eu fiquei tão mal que não consegui amamentar a Laís no primeiro dia.Eu sei que apaguei. E só me lembro de sentir muita dor. No segundo dia de internação eu e minha bebê fomos examinadas. Parecia estar todo bem, embora eu ainda sentisse dor de cabeça, tivemos alta. Já em casa, de noite ao dormi,senti algo queimando na minhas costas e subindo até o pescoço, não dei importância e peguei no sono. Foi aí que começaram uma série de pesadelos e vertigens assombrosos. Eu via pessoas de minha família como se fossem minhocas,outra hora rodava numa corda e era atirada contra paredes num lugar estranho cheio de montanhas. Via seres bisarros que me faziam previsões sinistras (como dizer que eu não poderia ficar com minha bebê). E quando tentava acordar via como se o teto estivesse descendo sobre mim. e via insetos voando pelo quarto. Enfim... Chorava muito e confeço que fiquei com medo de ter problemas por causa do efeitos colaterais da Raqui em meu organismo. Fiquei com medo de ficar louca. Ouvia choro de bebê toda vez que ia tomar banho, e ficava apavorada. Perguntava ao meu marido se a Laís estava chorando e não havia choro algum, era todo coisa da minha mente. E aquela dor de cabeça infernal que nenhum remédio passava... Orava muito e pedia a Deus que não acontecesse nada de ruim comigo, e em 3 dias fui melhorando. Os pesadelos acabaram. E a Dor já não era tanta. Não bastasse isso também tive problemas para amamentar minha filha, eu não sabia como fazer direito, agente não se entendia e ela chorava de fome tadinha... E o meu leite empedrava a toa. E com isso vinha a febre. Foi um sufoco meus primeiros dias como mãe... Mas é um sentimento, um instinto tão forte, que nenhum desses problemas que tive me afastaram da minha filha. Eu com febre, com dor, tendo alucinações e mesmo assim o amor era tão forte que não deixava a mente ser mais forte que eu. E assim os dias foram passando e tudo foi se ajeitando. Apesar de tudo de ruim que passei, a alegria de ser mãe, de saber que aquele pedacinho de gente saiu de dentro de mim, de saber que a minha filha naquele momento olhava para mim e parecia me dizer; mamãe, nesse momento eu só preciso de seu carinho e de seu cuidado!... Isso e somente isso me importavam. Agora eu sou mãe!!!!













SOBRE A ANESTESIA USADA NO MEU PARTO: A RAQUIANESTESIA Denomina-se raquianestesia ( bloqueio subaracnóideo ) a anestesia que resulta da deposição de um anestésico local dentro do espaço subaracnoídeo. Ocorre bloqueio nervoso reversível das raízes anteriores e posteriores, dos gânglios das raízes posteriores e de partes da medula, advindo perda da atividade autônoma, sensitiva e motora. São indicadas para cirurgias de abdômen e extremidades inferiores, inclusive para cirurgias obstétricas ( parto vaginal e cesariana ). Como a medicação é depositada dentro do Líquor, é necessária apenas uma pequena quantidade de anestésico local para produzir anestesia altamente eficiente. Trata-se de uma importante vantagem da raquianestesia sobre a peridural, pois trabalha-se com um risco de intoxicação por anestésicos locais muito próximo de zero. A desvantagem mais conhecida da raquianestesia é a cefaléia pós-punção (nome técnico para a dor de cabeça que pode aparecer quando perfuramos a dura-máter). A explicação mais aceita para esta condição é relacionada com o "furinho" que fica por alguns dias na dura máter e provocaria perda de líquor do espaço subaracnoídeo, causando a dor de cabeça. Com a introdução de agulhas mais finas, descartáveis e menos traumáticas, esta técnica novamente ganhou grande impulso. Porquê a incidência de cefaléia diminuiu tanto com este novo material ??? A resposta é simples: agulhas melhores fazem "furinhos" menores nas meninges, ocasionando menor escape de líquor e menor probablidade de cefaléia. A simplicidade de realização, o excelente controle do nível de anestesia que proporciona, a excelente qualidade do bloqueio sensitivo e motor, o baixo custo e a segurança do procedimento explicam por que esta é uma das técnicas anestésicas prediletas do anestesiologista brasileiro.