CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

domingo, 21 de agosto de 2011

Vejam este calendário... Será menina ou menino ?...

Segundo este calendário, pelo dia  da concepção, meu bebê tem chances de ser uma  MENINA.
 Testem vocês:
http://focalizaisso.com.br/index.php?option=com_womancalendar
Já conhecia mas não lembrava dessa tabela.   Se você sabe  o dia em que engravidou, como eu, tem mais chance de dar certo.  No meu caso eu já estava no período  fértil antes do dia apontado no calendário, o que me gera dúvidas; se eu antecipá-la ficaria meio a meio com um MENINO...  E agora?!...  Ai ai...
Vamos ver se vai dar certo!!!

sábado, 20 de agosto de 2011

8 Semanas... E os hormônios da gravidez

Hoje estou com 8 semanas e 5 dias de gestação.  Continuo malzinha.  Estou me sentindo uma chata!...  Me sinto muito irritada, não é nervoso é irritação.  O calor me irrita, barulho me irrita, levantar de madrugada para fazer xixi,a voz alta do meu marido, minha filha querendo brincar e eu querendo ficar quietinha comigo...  Tá brabo...  Parece até aquelas épocas de TPM forte!!! 
Eu não queria ficar assim.  Mas a verdade é que não estou legal.  Se pudesse ficar sozinha acho que seria ótimo, assim não incomodaria ninguém, nem ninguém me incomodaria...  (tem horas que queria que fosse assim, de tão irritada que me sinto...
E tem a minha pequenininha e o meu marido; não estou com paciência para nenhum dos dois e ter quer ficar me controlando para não magoar eles está  me angustiando.
Tento endender o que está acontecendo comigo, e ficar tranquila, mas não é fácil.  Sei que são os hormônios da gravidez. 
O sono não me deixa.  A parte da tarde não sou ninguém de tanta preguiça, falta de energia.  Chega a noite como tenho que levantar para fazer xixi acaba me dando insônia aí como perco parte do sono acordo mais chata ainda...
Ai, ai...  Será que vou ficar assim a gestação toda?  Será que isso vai passar?!...

As alterações hormonais na gravidez

Riso e choro na gravidez: por que mudo tanto?
Pela manhã, a alegria impera na casa de uma gestante, que acorda e faz um lindo café da manhã para o marido que vai trabalhar. No meio da tarde, a futura mamãe chora compulsivamente ao ver um comercial de bebê. Já pela noite, a mamãe grávida discute de maneira irritada com o papai por causa da cor do berço do bebê.
Se você, mulher grávida, se encaixou perfeitamente nessas cenas de alterações de humor, entenda o porquê disso acontece durante a gestação. Mas já adianto que você não se encaixa no perfil de pessoas meio maluquinhas.
Um dos grandes vilões por essas oscilações bruscas de humor na gestante são as mudanças hormonais. A grande maioria das mulheres conhece as alterações que o corpo e o humor sofrem com a TPM (tensão pré-mestrual).
O ovário antes da menstruação produz dois hormônios responsáveis pela preparação do corpo para receber um bebê: a progesterona e o estrogênio.
Quando o óvulo não é fecundado, acontece a menstruação, mas a produção desses hormônios é o bastante para causar as irritações, sensibilidades e choros da “famosa” TPM, que passa quando acontece a menstruação e os hormônios voltam para a sua taxa de normalidade.
O tal HCG - Quando esse óvulo é fecundado, o hormônio HCG (gonadotrofina coriônica) é produzido e jogado na corrente sangüínea. É esse hormônio que acusa a gravidez nos testes de sangue realizados para se descobrir a gravidez. Ele é produzido somente nas mulheres que tem o óvulo fecundado e tem a função de relatar ao corpo da mulher que tem um bebê em formação e que os hormônios progesterona e estrogênio devem ser produzidos em maior quantidade.
O progesterona e o estrogênio são um dispositivo do organismo da mulher para a proteção da gravidez, sem eles uma gestação não aconteceria. Como ninguém é perfeito (nem mesmo os hormônios), esses hormônios têm um efeito depressivo, deixando a mulher mais sonolenta, cansada e desanimada. A produção do progesterona aumenta 15 vezes durante a gestação e a do estrogênio quase 20 vezes. Daí nota-se inúmeras alterações no humor.
Já o HCG, além de fazer com que o corpo não reconheça o feto como um corpo estranho, é responsável pelos enjôos com cheiros e comidas, e até pelos vômitos. Quem é que fica de bom humor com enjôos e vômitos?
E como acontecem as alterações tão constantes de humor? São as oscilações que ocorrem nas produções desses hormônios pelo organismo da mulher durante todo o dia e toda a gestação, principalmente no primeiro trimestre. Os hormônios voltam à sua taxa de normalidade bruscamente quando a bolsa se rompe.
Outros fatores - Os vilões da história não são só as mudanças hormonais. As mudanças físicas também ajudam nas alterações de humor. Pés inchados que obrigam a grávida trocar seus sapatos por até dois números a mais que o real, aquela calça que a mulher adora não serve mais, por mais esforço que ela faça.
Dores na coluna que nunca apareceram agora acontecem pelo peso extra da barriga, e o tamanho da barriga deixa os movimentos da gestante mais lentos ou até impedem que ela faça algum que deseja.
Ansiedade, alegria de ser mãe e sentir-se poderosa, preocupações com a formação do pequeno serzinho que se forma dentro do seu corpo, imaginando como será o seu futuro e do seu filho e como será a sua carreira e o seu casamento daqui para frente são sentimentos que fazem qualquer humor subir e descer rapidamente.
O melhor é entender o que se passa com seu corpo durante toda a gestação e pedir ajuda para quem está mais perto como o marido ou mesmo de um profissional para amenizar todas essas alterações que acontecem.
Dicas
-Tenha uma boa alimentação, tome muito líquido e tente manter o bom humor sempre.
-Converse com o seu marido e peça para que tenha uma dose extra de paciência com você nesse período.
-Quando se sentir triste ou sozinha, tente se distrair, telefone para alguém ou convide uma amiga para passear.
Bruno Rodrigues

Créditos site: guia do bebê

sábado, 13 de agosto de 2011

Os enjoos da gravidez

Tá difícil!  Achei que tinha me livrado desses benditos enjoos, mas eles voltaram com força total.  Hoje estou um trapo.  Levantei, preparei o café da manhã e pronto;  foi só acabar de comer pra passar mal.  O café com leite deu ânsia e só consegui comer o pão.  para não ficar com fome empurrei uma banana.  depois tive que me deitar.  Fiquei mole, me bateu uma sonolência que parecia que não tinha dormido a noite toda.  Permaneci ali, por 1 hora. Tinha que levar a Laís para tomar vacina. O marido levou....  Graças a Deus!  Depois volta ela:  "- Mãe eu tomei gotinha e nem 'cholei '!  Vamos comigo no pula-pula que tem lá onde toma vacina!  Tem "escorregado " também!  Vem mamãe!!!..."-  Dizia ela.  E eu ali acabada...  Querendo dormir e com vontade de vomitar!
Não podia dizer não pra minha pequena!  Juntei forças e lá fomos eu e o pai levar a Laís pro pula-pula... 
Dia lindo de céu azul e calor e eu ali querendo um lugar pra me encostar! Minha filha se divertindo...
Vamos dar uma volta agora na beira da praia...  Só um pouquinho para a Laís ir na pracinha...  Lá eu bebo uma água de coco, diz que ajuda a tirar o enjoo!  Ahhh bendita água!  Quase me fez por tudo pra fora ali mesmo na mesa do quiosque!  Pelo menos a brisa do mar alivia um pouco...
Fomos a pracinha  (eu pensando...  Vamos embora pelo amor de Deus...)  Mas Laís estava tão feliz....
Respiro fundo...  Hora de ir embora. (graças a Deus!) .  Movimento do carro....  Agora vou vomitar!!!  Meu Deus que sensação horrível....  Aquilo subia e descia eu só queria chegar em casa!...
Cheguei!  Saio correndo do carro.  Quase vomito, (sei que é nojento,mas foi assim), mas não sai nada.  Cama.  Não fiz almoço,  não tem como, o cheiro de comida me embrulha.  Marido me substitui e eu fico de cama o dia todo.  Simplesmente prostrada, sem ânimo, com sono, e muito,muito enjoada...
Meu Deus!...  Passa logo primeiro trimestre....

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Estamos com 7 semanas... A primeira Ultrason

Pelo  DUM (Dia da Última Menstruação) hoje estou com 7 semanas e 3 dias de gestação. essa semanas fiz os exames pré natais (quase tive um treco na espera pra coletar o sangue, por que tive que ficar 12hs de jejum, foi horrível já que tô comendo toda hora!). E hoje fiz a primeira ultra para ver como está o meu segundo baby.  Graças a Deus está tudo indo bem!
É um feto único (tava com medo de ser 2 ou mais! Kkk).  Saco gestacional normoimplatado. Visicula vitelina de aspecto normal.
Meu embreaõzinho já tá grandinho e mede 16mm -comprimento cabeça-nádega (CCN)-
Os batimentos cardíacos estavam com frequência de 164bpm.  (batimentos maiores que 150...  Será que é uma menininha de novo?!!!...).
Segundo a ultra estou com 8 semanas de gestação.

Esses dias foram puxados!!  A preguiça diminuiu um pouquinho e retomei minhas atividades como levar a Laís junto com o pai pra escola, coisa que eu gosto de fazer.  Chegar em casa preparar o café, arrumar a casa e fazer o almoço.  Consegui fazer tudo numa boa. Aí depois do almoço morgava!  É nessa hora que o sono tá batendo com pressão!!! Aí eu tiro um coxilinho pois sou filha de Deus né!
Mas ainda estou tento enjoos, e tenho sentido muita fome, quer dizer, não é bem fome...  É vontade de comer...  Não estou tomando refrigerante nem comendo fritura e como muita fruta e salada de cenoura com beterraba crua ralada.  Uma delícia!  Adoro.
Como não estou ansiosa nem muito preocupada como na primeira gestação, minha prioridade tem sido a minha saúde.  O meu próximo passo é começar a  fazer caminhada.  Espero que a disposição venha logo para eu conseguir começar o quanto antes.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A sexta semana de gestação

Estou no quarto dia de suplementação com Materna e mudei toda a minha alimentação, como fui orientada.  Posso dizer que com  essa simples atitude,  14 dias depois da confirmação da gravidez, hoje foi o dia que menos passei mal.  Com certeza,  muito do meu mal estar estava ligada a minha nutrição.  Por isso minha dica para quem está tento tonturas e fadiga,excesso de sono;  verifiquem a alimentação.
ESSA  SEMANA:   Os enjôos melhoraram um pouco e acontecem mais na hora do almoço (por causa de algum cheiro) ou depois.  De manhã tá ruim para tomar meu café com leite que gosto tanto...  Não tá descendo.  As tonturas acontecem mais quando estou andando, fazendo alguma coisa.  Por isso está  difícil limpar a casa e sair para fazer alguma coisa na rua, por enquanto estou evitando, pois as vezes eu ando e parece que não tenho chão para pisar, parece que o chão se meche ou algo assim....  Graças a Deus não vomitei nenhuma vez, embora as vezes pareça que vai sair tudo pela boca!  E o sono está diminuindo um pouquinho.  Mas pela manhã e a tarde depois do almoço os olhos pesam...  A irritação com tudo e com todos melhorou também, porque estava brabo!

Acho que a grande curiosidade da gente é saber como é o bebê durante as fazes da gravidez.  A quem interessar;
Olhem esta foto de um feto com 6 semanas de gestação.  Ela foi tirada por um estudante de medicina.  Créditos  http://www.flickr.com/photos/k-brito/1353315189/


Feto com 6 semanas

  
feto com 6 semanas


Feto com 6 semanas dentro do saco gestacional

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Como transformar as semanas de gestação em meses

Achei esta tabela no blog "Sonho pra Realizar"  da Glauci Leandro, e peço licença  para copiar.  Com ela podemos transformar as semanas de gestação em meses, já que todo mundo faz aquela famosa pergunta: " De quantos meses você está?..."  E como agora se conta em semanas agente acaba sem saber ao certo. Bacana não é?!
Mas lembrem-se de que o certo é saber de quantas semanas você está, pois o bebê estará pronto para nascer a partir das 37 semanas.

de 1 a 4 semanas e meia = 1 mês de gravidez
de 4 semanas e meia a 9 semanas = 2 meses de gravidez
de 9 semanas a 13 semanas e 2 dias = 3 meses de gravidez
de 13 semanas e dois dias a 17 semanas e 5 dias = 4 meses de gravidez
de 17 semanas e 5 dias a 22 semanas e 1 dias = 5 meses de gravidez
de 22 semanas e 1 dia a 26 semanas e 4 dias = 6 meses de gravidez
de 26 semanas e 4 dias a 31 semanas = 7 meses de gravidez
de 31 semanas a 35 semanas meia = 8 meses de gravidez
de 35 semanas e meia a 40 semanas = 9 meses gravidez

O pré natal...

Hoje fiz a primeira consulta pré natal.  Vou ter que fazer aqueles exames todos (hemograma completo,glicose,rubéola,toxoplasmose... Entre outros) de rotina nesses casos. Verifiquei a pressão que estava normal 12X8.  Peso 50kg...
Tirei as dúvidas sobre o desmame da Laís e foi me aconselhado a não manter a amamentação da minha filha mesmo.  Pois segundo a médica o que acontece é que tudo que como  vai pra produção do leite.  Aí agora tem o bebê que precisa muito de todos os meus nutrientes para seu bom desenvolvimento.  Então o que resta para me suprir seria muito pouco.  Daí pode ser a razão de tanta tontura e falta de energia que tenho sentido.
Fui orientada a comer de 3 em 3 horas, incluir no cardápio, carnes,legumes,verduras escuras,leite e massas como fonte de carbohidratos (por isso fui encaminhada a uma nutricionista).
Também vou continuar com o ácido fólico por mais 30 dias e tomarei o Materna durante toda a gestação. 
Sobre as tonturas na hora em que ela atacar eu devo deitar-me e com ajuda de travesseiros  elevar as pernas mais altas que o coração.  Isso faz com que o sangue volte para o cérebro e melhora a circulaçõ e oxigenação.  E não passar mais de 3 horas sem comer de jeito algum.
Amanhã já vou fazer alguns exames e assistirei a uma palestra para gestantes. Assim que completar as 7 semanas faço a primeira ultra. e dia 29 já está marcada a segunda consulta,  Onde devo levar os exames todos prontos para o médico ver.

Os efeitos da Raquianestesia no parto da Laís (Relato do Parto- Novembro de 2008)

No dia 13 de Novembro de 2008, nasceu a minha pequena Laís. Do dia do parto ficou a lembrança da primeira vez que vi aquele rostinho.. das bochechas rosadinhas!... E o terrível pós operatório de uma cesária. Minha filha veio ao mundo com pós datismo, de 41 semanas e 2 dias, depois de uma indução de parto de 6 horas com ocitocina, sem evolução. Ao nascer teve que ser aspirada e teve uma nota (apgar) 3, nos primeiro minutos de vida. Ou seja, entrou em sofrimento fetal, por ter respirado liquido aminiótico. Mas, graças a Deus, logo veio para meus braços, um pouco sufocadinha, mas bem. Eu, logo após a cirurgia, fiquei prostrada, de tanta dor de cabeça que sentia. Parecia que aquela porcaria da tal anestesia "raqui" tinhas subido para meu cérebro!. Passei muito mal. Na mesa,enquanto o médico fazia o parto, eu debatia meus braços incontrolavelmente, além de sentir um pouco de falta de ar. E fiquei tremendo até a anestesia passar, tremia igual vara verde! Eu fiquei tão mal que não consegui amamentar a Laís no primeiro dia.Eu sei que apaguei. E só me lembro de sentir muita dor. No segundo dia de internação eu e minha bebê fomos examinadas. Parecia estar todo bem, embora eu ainda sentisse dor de cabeça, tivemos alta. Já em casa, de noite ao dormi,senti algo queimando na minhas costas e subindo até o pescoço, não dei importância e peguei no sono. Foi aí que começaram uma série de pesadelos e vertigens assombrosos. Eu via pessoas de minha família como se fossem minhocas,outra hora rodava numa corda e era atirada contra paredes num lugar estranho cheio de montanhas. Via seres bisarros que me faziam previsões sinistras (como dizer que eu não poderia ficar com minha bebê). E quando tentava acordar via como se o teto estivesse descendo sobre mim. e via insetos voando pelo quarto. Enfim... Chorava muito e confeço que fiquei com medo de ter problemas por causa do efeitos colaterais da Raqui em meu organismo. Fiquei com medo de ficar louca. Ouvia choro de bebê toda vez que ia tomar banho, e ficava apavorada. Perguntava ao meu marido se a Laís estava chorando e não havia choro algum, era todo coisa da minha mente. E aquela dor de cabeça infernal que nenhum remédio passava... Orava muito e pedia a Deus que não acontecesse nada de ruim comigo, e em 3 dias fui melhorando. Os pesadelos acabaram. E a Dor já não era tanta. Não bastasse isso também tive problemas para amamentar minha filha, eu não sabia como fazer direito, agente não se entendia e ela chorava de fome tadinha... E o meu leite empedrava a toa. E com isso vinha a febre. Foi um sufoco meus primeiros dias como mãe... Mas é um sentimento, um instinto tão forte, que nenhum desses problemas que tive me afastaram da minha filha. Eu com febre, com dor, tendo alucinações e mesmo assim o amor era tão forte que não deixava a mente ser mais forte que eu. E assim os dias foram passando e tudo foi se ajeitando. Apesar de tudo de ruim que passei, a alegria de ser mãe, de saber que aquele pedacinho de gente saiu de dentro de mim, de saber que a minha filha naquele momento olhava para mim e parecia me dizer; mamãe, nesse momento eu só preciso de seu carinho e de seu cuidado!... Isso e somente isso me importavam. Agora eu sou mãe!!!!













SOBRE A ANESTESIA USADA NO MEU PARTO: A RAQUIANESTESIA Denomina-se raquianestesia ( bloqueio subaracnóideo ) a anestesia que resulta da deposição de um anestésico local dentro do espaço subaracnoídeo. Ocorre bloqueio nervoso reversível das raízes anteriores e posteriores, dos gânglios das raízes posteriores e de partes da medula, advindo perda da atividade autônoma, sensitiva e motora. São indicadas para cirurgias de abdômen e extremidades inferiores, inclusive para cirurgias obstétricas ( parto vaginal e cesariana ). Como a medicação é depositada dentro do Líquor, é necessária apenas uma pequena quantidade de anestésico local para produzir anestesia altamente eficiente. Trata-se de uma importante vantagem da raquianestesia sobre a peridural, pois trabalha-se com um risco de intoxicação por anestésicos locais muito próximo de zero. A desvantagem mais conhecida da raquianestesia é a cefaléia pós-punção (nome técnico para a dor de cabeça que pode aparecer quando perfuramos a dura-máter). A explicação mais aceita para esta condição é relacionada com o "furinho" que fica por alguns dias na dura máter e provocaria perda de líquor do espaço subaracnoídeo, causando a dor de cabeça. Com a introdução de agulhas mais finas, descartáveis e menos traumáticas, esta técnica novamente ganhou grande impulso. Porquê a incidência de cefaléia diminuiu tanto com este novo material ??? A resposta é simples: agulhas melhores fazem "furinhos" menores nas meninges, ocasionando menor escape de líquor e menor probablidade de cefaléia. A simplicidade de realização, o excelente controle do nível de anestesia que proporciona, a excelente qualidade do bloqueio sensitivo e motor, o baixo custo e a segurança do procedimento explicam por que esta é uma das técnicas anestésicas prediletas do anestesiologista brasileiro.