Foi depois da primeira consulta pré natal onde me foi dito que deveria fazer o desmame dela, que começou o meu empenho, já que estava influenciando na minha nutrição e consequentemente a nutrição do bebê. Dessa vez não haveria "pena" que viesse, o "mamá" teria que acabar de uma vez!
Como fiz:
No dia 03 de agosto sentei ao lado dela e conversando olhando em seus olhinhos, expliquei "que tinha um nenenzinho na barriga da mamãe e que era o irmaozinho dela. Mas que a mamãe estava ficando dodoi e que não podia mas mamar pois senão ia fazer mal pro nenen, porque dava cólica na mamãe e assim,mamãe teria que tomar injerção e tal..." Foi mais ou menos assim. eu só tomei cuidado pra não falar como se ela fosse a culpada por isso. Não lembro muito bem as palavras mas sei que deu certo pois ela entendeu e disse: -" Tá bom mamãe... Eu não vou mais mamar!!!"...
Lógico que não foi o que aconteceu!... Pois bastava dar a hora de dormir pra começar o dengo. Não seria de uma hora para outra que um vínculo de 2 anos e 9 meses terminasse.
Aí veio a parte da negociação: -" A mamãe vai dar só um golinho e você vai virar pro cantinho, fechar os olhinhos e dormir!... " Ela dizia: Tá bom mamãe... Só um golinho!...". E assim fomos nós. Eu deixava ela mamar um pouquinho, tirava o peito, falava pra ela virar pro cantinho. Cantava uma musiquinha e fazia massagem em suas costas. Passava alguns minutos ela adormecia. -Que felicidade! Eu estava conseguindo!...-
Chegava a madrugada; Laís acordava querendo peito eu firme dizia que não! Ela pedia "Só um golinho!"... Eu sedia, fazia a exigência; "- Agora vira pro cantinho e dorme!..." Ela obedecia...
Assim foi até o dia 23 de agosto. Nesse dia o pai dela estava de folga em casa e ela na hora de dormir depois de todo esse processo, se recusou a virar pro cantinho e dormir sozinha, queria ficar agarrada no meu peito e fez a maior pirraça! Então fiquei muito brava com ela.
Na maior birra quis o pai e não queria ficar no quarto comigo. Esperei ela se acalmar. E eu também...
De volta ao quarto e mais calma ela pediu massagem (ela adora massagem nas costas!). O pai fez mas ela não conseguia pegar no sono. Então eu fiz todo o processo de novo... Cinco minutos depois estava apagada... Chegou a roncar!...
No dia seguinte eu sentei com ela novamente e voltei a falar tudo o que já tinha explicado e deixei claro que não iria tolerar pirraça por causa do mamá!!! Ela entendeu e tornou a falar que "não ia mais mamar".
Passei os nove últimos dias firme. Não dei um pouquinho sequer de mamá. Ela até chegou a pedir "um golinho"... Mas eu desviava a atenção para outra coisa. Eu e o papai reforçamos a promessa que tínhamos feito que se ela parasse de mamar iria ganhar presentes (ela pediu; uma boneca que chora, bolinha de sabão e uma motinha - dessas elétricas que são carérrimas).
A soneca da tarde: Eu coloco ela no meu colo sentada no sofá da sala mesmo, falo para ela dormir um pouquinho pra descansar, pra depois agente brincar bastante... Ela deita e dorme. Então eu ponho na cama.
A noite: Como ela não vai mas se alimentar de madrugada eu procuro fazer de tudo para ela comer bem. Dou o lanche a janta e antes de dormir dou um suco já que ela não gosta de nenhum tipo de mingau. Por fim dou um banho bem gostoso e deixo ela numa banheira com bastante agua numa temperatura de morna pra quente. Ela fica lá por cerca de 10 a 15 minutos com seus brinquedinhos. Acalma bastante ela e relaxa. Na hora de dormir deittamos fazemos a oração, digo vira pro cantinho, fecha os olhinhos e dorme e começo a fazer massagem nas costas . Alguns minutos depois ela adormece.
Se acorda de madrugada eu falo com tom sério: Vira pro cantinho e dorme! Ela resmunga, faz um pouco de pirraça então eu finjo não dar atenção e ela dorme.
Pela manhã Laís acorda e diz: " Mãe nem mamei toda hola!!!..." Uma graça...
Hoje estamos no nono dia de desmame total. Ela não pediu nem mais uma vez "um golinho".
O principal foi ter calma e firmeza para não seder. E fazer tudo com amor e carinho e paciência.
Laís começou a se alimentar bem melhor e a dormir também (tinha noites que ela acordava mais de 6 vezes- pior que bebezinho). Ainda está acordando de madruga de 1 a 2 vezes, mas teve noites que não acordou.
2 comentários:
que trabalho em?
mas graças a deus no final deu tudo certo devo imaginar seu coração como ficou,deve ter ficado apertadinho,tadinha de lais,ainda bem que ja passou bjs fiquem com deus
você foi guerreira no desmame da Laís,mas muito carinhosa o que deve ter evitado trauma pras duas,parabéns Andressa!
Postar um comentário