Mas como toda mãe de primeira viagem, cometi alguns "erros" - acho que posso dizer assim - durante a amamentação da minha filha ; o peito para mim resolvia tudo.
Eu fazia assim;
- Laís chorava - é fome - vou dar mamá!
- Laís resmungava - será que ela está com sede?! - vou dar mais um pouquinho de mamá...!
- Está com sono... - vou deixar ela dormir no peito... É tão bonitinho....
- Acordou a quarta vez na madrugada - deixa ela aqui na cama comigo... É só puxar a blusa e nem preciso levantar pra pegar ela no berço... Dou de mamar e ela dorme mais um pouquinho...
- Noites e noites sem dormir direito, acordando de 2 em 2hs - Alguém dizia: "Por que não vê se ela pega chupeta ou toma mamadeira com um mingauzinho?... - Eu respondia: " Acho feio criança com chupeta na boca... E mamadeira eu tentei mas ela não pegou. Também acho ela tão pequena para tomar esses engrossantes... E eu tenho tanto leite ..."
- Não quer comer a papinha a sopinha - Deixa, se ela não comer eu dou mamá...
- Sonequinha da tarde - É só deitar com ela no peito, ela mama um pouquinho e logo dorme...
Foi sofrido para mim quando percebi que estava criando alguns hábitos com minha filha que na verdade não era tão bons. Nas vezes que tentava desmamar, vi que seria um problema, como por exemplo; ensinei ela a dormir mamando. Quem é mãe e fez o mesmo que eu, sabe o quanto é difícil fazer uma criança depois que completa um ano ou até menos, dormir sem mamar... Sem antes ficar pendurado no peito!
E a criança que cresce e não quer saber de comida? Não pegou mamadeira e agente acaba se descabelando pois sabe que ela precisa de outros alimentos mas pra ela só o peito basta! ...
Eu amamentei até os 2 anos e 9 meses minha filha. Amamentação prolongada onde muitas vezes ouvi críticas por parte de algumas pessoas, mas que graças a Deus não me influenciaram em nada.
Eu consegui desmamar. Mas como mãe, foi no "peito e na raça" É um vínculo muito forte.
Minha filha é uma criança saudavel e feliz. Quando ela crescer, vou poder contar que mamou bastante e que parou quando a mamãe pediu, para poder dar lugar ao irmaozinho que iria chegar. Que a mamãe apesar das inúmeras noites sem dormir adorava deixar ela mamar a hora que quisesse...
Depois que meu segundo filho nascer, prometi a mim mesma que não faria o mesmo que fiz com a Laís. Vou amamentar sim mas não vou fazer meu peito, como dizem por aí, de chupeta (embora eu nunca tenha me considerado uma!).
0 comentários:
Postar um comentário