23 semanas
6 mês Lunar
O Bebê:
Pesa cerca de 500 gramas agora. Mede cerca de 27 cm da cabeça aos pés. O corpo torna-se mais proporcional a cada dia e os ossos do ouvido médio começam a endurecer, tornando possível a condução do som. O feto reconhece os sons maternos tais como a respiração, os batimentos cardíacos, a voz e a digestão. Se nascer agora, já tem chance de sobreviver, contudo o sistema respiratório ainda está em desenvolvimento. Ossos, músculos e órgãos apresentam crescimento estável. Os vasos sangüíneos, ossos e órgãos são visíveis sob uma fina membrana de pele transluscente, rósea e enrugada. O líquido aminiótico o mantêm morno, protege-o das infecções, e é flutuante o bastante para que exercite o bebê. Agora a Bolsa contem aproximadamente 500ml , que é trocado aproximadamente a cada três ou quatro horas.
sua aparência agora é pequena e magra,podendo ser comparado com uma boneca Barbie.
A Mamãe:
O seu bebezinho ainda tem muito espaço para se mover, chutar, saltar e virar cambalhotas. Você pode inclusive ver seu abdome se mover. Seu útero está cerca de 5 cm acima do umbigo. Se você anda meio indisposta e de mau humor, não se preocupe, pois é normal. Tente ficar bem com você mesma.
* Essa semana foi tranquila, e a Laís tem se mostrado muito bem comportada! Mexe bastante e bem mais forte,agora já posso ver a minha barriga se mover quando ela resolve me chutar com força.
As vezes sinto como se fosse me dar um tipo de cãibra sempre perto do estômago,mas não doi só parece que está embolando tudo o nervo. dá um nervoso danado,mas é tudo bem rápido. Mas tenho que me levantar ou me mover bem devagar quando acordo,porque estou tendo cãmbras na panturrilha direto. É horrível e dói muito.
Também passei sufoco no trabalho com falta de ar. A barriga fica tão dura e estica tanto,que parece que está me sufocando. É muito ruim.
essa semana estive muito bem disposta. Tirando a falta de ar e a vontade chata de fazer xixi toda hora e a coceira braba na barriga, graças a Deus foi tudo ótimo.
P.S: Acompanhe a minha segunda gestação visitando os arquivos do blog em 2011.
terça-feira, 8 de julho de 2008
23 semanas de Gestação...
Postado por Andressa às 15:55
Marcadores: A gestação da Laís...
Os efeitos da Raquianestesia no parto da Laís (Relato do Parto- Novembro de 2008)
SOBRE A ANESTESIA USADA NO MEU PARTO: A RAQUIANESTESIA Denomina-se raquianestesia ( bloqueio subaracnóideo ) a anestesia que resulta da deposição de um anestésico local dentro do espaço subaracnoídeo. Ocorre bloqueio nervoso reversível das raízes anteriores e posteriores, dos gânglios das raízes posteriores e de partes da medula, advindo perda da atividade autônoma, sensitiva e motora. São indicadas para cirurgias de abdômen e extremidades inferiores, inclusive para cirurgias obstétricas ( parto vaginal e cesariana ). Como a medicação é depositada dentro do Líquor, é necessária apenas uma pequena quantidade de anestésico local para produzir anestesia altamente eficiente. Trata-se de uma importante vantagem da raquianestesia sobre a peridural, pois trabalha-se com um risco de intoxicação por anestésicos locais muito próximo de zero. A desvantagem mais conhecida da raquianestesia é a cefaléia pós-punção (nome técnico para a dor de cabeça que pode aparecer quando perfuramos a dura-máter). A explicação mais aceita para esta condição é relacionada com o "furinho" que fica por alguns dias na dura máter e provocaria perda de líquor do espaço subaracnoídeo, causando a dor de cabeça. Com a introdução de agulhas mais finas, descartáveis e menos traumáticas, esta técnica novamente ganhou grande impulso. Porquê a incidência de cefaléia diminuiu tanto com este novo material ??? A resposta é simples: agulhas melhores fazem "furinhos" menores nas meninges, ocasionando menor escape de líquor e menor probablidade de cefaléia. A simplicidade de realização, o excelente controle do nível de anestesia que proporciona, a excelente qualidade do bloqueio sensitivo e motor, o baixo custo e a segurança do procedimento explicam por que esta é uma das técnicas anestésicas prediletas do anestesiologista brasileiro.
0 comentários:
Postar um comentário